terça-feira, 27 de abril de 2010

Som do trovão



O movimento de cargas elétricas distribuídas pela atmosfera é a causa dos trovões, que produzem o som devido ao aquecimento e alta velocidade da expansão do ar, motivando desta forma uma pressão intensa que produz o som, denominado de trovão. Os trovões podem se propagar tanto no ar quando no solo; como são ondas sonoras, sua frequência depende do meio na qual se propagam.
Como a velocidade da luz é maior do que a do som, o som do trovão acontece logo após a luminosidade do relâmpago. A onda sonora que chega ao ouvido humano é uma combinação de três partes que acontecem em uma velocidade muito rápida no mesmo espaço de tempo em que ocorre a propagação da descarga do ar. O primeiro evento é um estouro curto , o ouvido humano escuta um som agudo que pode causar danos a audição de uma pessoa , o segundo evento é um som intenso e se comparado com o primeiro, possui maior duração, e por último a extensão de sons graves pelo ar em volta do relâmpago.
“Às vezes a percepção do som pode ser diferente, mas a ordem de grandeza do trovão é a mesma do relâmpago. Por isso deve-se ficar longe de regiões possíveis de serem atingidas por relâmpagos.” Os trovões que se propagam no ar lembram uma batida de tambor, e a duração de um trovão é, em média, de 5 a 20 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário